Cessão de terreno para primeira fábrica de aviões da PB é oficializada em CG.

Nesta quarta-feira (7), o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, oficializou, em solenidade no Centro de Tecnologia Aeronáutica do Senai, no Distrito Industrial da cidade, a cessão de terreno no distrito de São José da Mata para a ‘Stratus Indústria Aeronáutica’, fabricante de aviões, primeira do segmento a se instalar na Paraíba. A primeira aeronave feita na cidade poderá alçar vôo até o próximo mês de junho, sendo um marco no progresso econômico local.

De acordo com o prefeito, o governo municipal já superou pendências ou questionamentos jurídicos capazes de prejudicar a continuidade da instalação do empreendimento.

Foi desapropriada uma área de 35 mil metros quadrados no Aeroclube de São José da Mata e, agora, será providenciada a pavimentação de uma pista de 800 metros quadrados, dentro dos padrões recomendados pela Agência Nacional de Aviação Civil. “Com isso, o novo espaço industrial da cidade será concretizado. Nele, com certeza, além da fábrica de aviões, outras empresas deste ramo haverão de ser instaladas”, disse Romero.

Além de ações como desapropriação, cessão oficial de terreno, investimentos em infra-estrutura, incentivos fiscais estimularam a implantação da fábrica. Outra ação anunciada é a instalação de nova iluminação no setor, contribuindo para a segurança da comunidade onde ficará sediado o empreendimento.

O empresário Juan Pinheiro, proprietário da Stratus Indústria Aeronáutica, revelou que a fábrica vai produzir dois tipos de aviões. A primeira aeronave, em fase de construção, tem capacidade para conduzir quatro ocupantes. Segundo Juan, uma unidade já foi adquirida por um empresário paraibano. O segundo tipo de avião comporta dois lugares, sendo que a fabricação deste modelo (de caráter mais esportivo) acontecerá a partir de fevereiro. Outro empresário já comprou a aeronave. A fábrica ainda produzirá diversos componentes para aviões e servirá como campo de estágio.

Correio da Paraíba