Piancó realiza capacitação com trabalhadores da Saúde Mental

Nesta terça-feira (04) na sede do Auditório do Fórum Desembargador Luiz Silvio Ramalho, com sede na cidade de Piancó, a prefeitura municipal através da sua coordenação de Saúde Mental, que tem como coordenadora a Dra. Márcia Leite, realizou evento sobre aCapacitação dos Trabalhadores em Saúde Mental. A médica Flávia Serra Galdino [que também faz parte da equipe] ministrou palestra aos presentes, que teve participação considerável, levando-se a observar que foram referendados naquela ocasião, 14 municípios. O evento teve início às 14:00h e término as 17:00h. É necessário lembrar que a médica e professora Flávia Galdino (ex-prefeita por dois mandatos na cidade de Piancó), tem Doutorado em Psiquiatria, além de ser grande conhecedora da Saúde Mental, e foi quem trouxe todos esses serviços à Piancó e o Vale. Ao finalizar sua participação, assim se expressou a doutora Flávia Serra Galdino: " Trocamos experiências e aprendemos misturando nossos saberes. Amei estar com vocês, amigos e colegas dos Caps. Obrigado a todos pela oportunidade!"

A Dra. Márcia Leite em contato com a nossa reportagem, disse que a capacitação serviu e servirá para o melhor desempenhos dos profissionais, pois haverá outros eventos semelhantes, para reciclar e atualizar a todos os profissionais da área de saúde mental. "Como entrou vários trabalhadores no serviço, a exemplos de: Psicólogos (as), enfermeiros (as), assistente social, pedagogos (as), monitores, que fazem parte da Equipe Multidisciplinar, vimos a necessidade de capacitá-los, tendo em vista que os serviços tem uma responsabilidade maior, por ser 24:00h e já está em perfeito funcionamento", informou a coordenadora. 

Foram capacitados funcionários dos três Caps: infantil/juvenil; Caps AD III e Caps III (Transtorno Mental), que passaram a funcionar 24h.

Mais CAPS para a população

Caps AD 24 horas:
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. 

Caps TM 24 horas
São serviços de saúde mental do SUS que atendem os usuários com transtornos mentais. O tratamento é realizado por equipe interdisciplinar fortemente articulados com toda a rede de saúde. Não são unidades de emergência e realizam atendimento por procura direta, encaminhados pelas Unidades de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento.

Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Antonio Cabral (DRT-PB 3085)
OBlogdePianco.com.br
Imagens Facebook