Prefeitura de Piancó realiza mais um evento sobre Saúde; Programa Melhor em Casa

O programa Melhor em Casa, ao lado da Saúde da Família, é uma das estratégias para pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

Foi pensando na execução desses serviços em sua plenitude que a prefeitura de Piancó, através dos setores ligados a saúde, realizou na tarde desta quinta-feira (06), no Auditório Desembargador "Antonio do Couto Machado", Forum Desembargados "Luiz Sílvio Ramalho", das 15:00h às 17:00h; palestra com a médica Flávia Serra Galdino. A Drª. Márcia Leite (Coordenadora de Saúde mental) auxiliou os trabalhos com toda sua equipe.

Atenção domiciliar
A Assistência domiciliar (home care), definida como um conjunto de procedimentos hospitalares possíveis de serem realizadas na casa do paciente, abrange ações de saúde desenvolvidas por equipe interprofissional. 

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD): serviço substitutivo ou complementar à internação hospitalar ou ao atendimento ambulatorial, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP).

O evento contou com a participação de todos os representantes de serviços de saúde e a próxima discussão será com relação ao CER (Centros Especializados em Reabilitação). A habilitação e reabilitação visam garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência.

A implantação de Centros Especializados em Reabilitação - CER para ampliar o acesso e a qualidade desses serviços no âmbito do SUS. A implantação desses centros pode se dar por meio de novas construções ou por qualificação mediante reforma, ampliação, aquisição de equipamentos e reforço de pessoal.

Antonio Cabral (DRT-PB 3085)
OBlogdePianco.com,br