Prefeitura de Piancó encerra nesta sexta-feira (26) sua primeira Plenária do Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

Em Piancó o prefeito Daniel Galdino (PSD), concomitantemente com sua equipe administrativa, realizou de 23 a 26 de Maio de 2017 o Orçamento Participativo de Piancó.

Durante esses três dias, todas as comunidades/bairros Urbano e Rural, estiveram presente no Auditório do Fórum Desembargador Luis Sílvio Ramalho. A abertura dos trabalhos foi feita pelo prefeito Daniel Galdino. Os trabalhos foram coordenados por toda a equipe administrativa, estando sempre a frente a Chefe de Gabinete, Suely Freitas e o Secretário de Saúde, Antonio Leite Neto. 

EM QUE A POPULAÇÃO GANHA COM O OPP

O processo orçamentário constitui um sistema pelo qual as preferências do eleitorado são traduzidas em projetos e programas, que visam satisfazer as demandas por bens públicos. 

Dessa forma, deve ser reconhecido que os políticos e técnicos envolvidos no processo têm considerável poder para determinar a combinação de gastos públicos apresentados ao Legislativo, o que dá um respaldo especial à questão orçamentária, mostrando o orçamento público como um documento sério e compromissado, objetivando a garantia e ao alcance de propósitos da sociedade como um todo.

oblogdepianco.com.br