Secretaria de Saúde de Piancó atende população carcerária

Na última terça-feira, dia 22, a secretaria de Saúde do Município de Piancó, através da equipe do PSF "Fernando Vieira de Melo", levou saúde à população carcerária do município. Lá foi feita a triagem de todos os pacientes que aceitaram o atendimento multiprofissional. Ao todo, foram 37 atendimentos de enfermagem, médico e odontológico. As atividades tiveram o apoio irrestrito da equipe do NASF de Piancó, através de acompanhamento com fisioterapeuta e nutricionista.

Um dos problemas fundamentais para a efetivação de políticas públicas voltadas à saúde das pessoas privadas de liberdade é a superação das dificuldades impostas pela própria condição de confinamento, que dificulta o acesso às ações e serviços de saúde de forma integral e efetiva. 

A consequência econômica e social dessa desconformidade implicou, por parte do Governo Federal, a elaboração e pactuação de uma política que considerasse, primariamente, o princípio do acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas privadas de liberdade.

A PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional) nasceu da avaliação dos dez anos de aplicação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (PNSSP), quando se constatou o esgotamento deste modelo, que se mostrou restrito por não contemplar em suas ações, entre outras coisas, a totalidade do itinerário carcerário – delegacias e distritos policiais, cadeias públicas, colônias agrícolas ou industriais e, tampouco, penitenciárias federais.

oblogdepianco.com.br